Como decorar sua casa com extroversão e frescor para o verão?

18 Novembro 2014
254 Views

O verão está aí e com ele o calor. Nessa época, os, encontros familiares, férias e comemorações ficam ainda mais frequentes. Para tornar o ambiente da sua casa mais agradável no verão, além de utilizar o ar condicionado é importante adotar outras medidas para amenizar o calor e seus efeitos.

Há dois fatores que você precisa considerar em primeiro lugar: as altas temperaturas (que podem gerar a sensação de abafamento e desconforto se não forem neutralizadas) e a potencialidade do ambiente externo e dos elementos naturais na composição de espaços agradáveis e vibrantes, típicos dos dias ensolarados.

Algumas soluções “naturais” podem reduzir a sensação de calor na sua casa, tanto nos ambientes internos como externos.

E por falar em ambientes externos, o verão é especialmente uma época em que esses espaços ficam ainda mais atrativos. Nos dias de calor reunir familiares e amigos em espaços de sociabilidade é uma boa pedida. Jardim, piscinas, churrasqueiras, ou áreas de recreação e de jogos são alguns ambientes que ficam mais especiais ainda nesta época do ano.

Confira abaixo algumas dicas de como preparar a decoração da sua casa e aproveitar ainda mais o verão.

Cores vibrantes
Para combater o calor abafado, inspire-se em cores claras, vibrantes, e tons que proporcionem a sensação de frescor e leveza. Por exemplo: branco, azul, verde, creme e rosa. Mas evite a monotonia e não se limite a uma só coloração: faça combinações ousadas, chamativas, com contrastes que combinem os matizes do sol, do céu, das flores e do mar.

Texturas refrescantes
Repagine o interior da casa e os móveis com tecidos que remetam ao frescor. Sofás, camas, almofadas podem ser cobertos com colchas de cores claras, em tom pastel, ou com estampas floridas. Lembre-se de escolher tecidos leves como o linho e o algodão.

Janelas e cortinas
Cortinas pesadas costumam absorver a luz e deixar a casa quente e abafada. É fundamental que no verão o interior da casa ou do apartamento esteja bem clareado e arejado. Por isso, substitua as cortinas por modelos transparentes ou semi-transparentes, dando oportunidade para o vento e refletindo a luz do sol. Melhor ainda são as cortinas rolô, que com acabamento de tela solar, mantêm a amplitude e luminosidade sem permitir que os raios solares entrem no ambiente, diminuem a sensação térmica de calor e a ação dos raios UVA e UVB (que danificam móveis e objetos).

Iluminação
As lâmpadas convencionais normalmente utilizam filamentos metálicos, produzindo ondas eletromagnéticas, luz infravermelha e raios ultravioletas, fatores que as deixam muito quentes quando ligadas por tempo prolongado. Se sua ideia é deixar a casa livre de calor, considere trocá-las por iluminação LED, que emanam menos raios e ondas que as convencionais, além de consumirem quantidades mais baixas de energia elétrica.

Deixe a natureza entrar
Aposte em frutas, plantas e flores, tanto na parte externa quanto na interna. Os elementos da natureza, além de agradar os olhos com suas cores e texturas, também ajudam a purificar o ar (no caso das plantas). Por exemplo, coloque frutas ou flores dentro de recipientes de cristal para decorar mesas ou outras superfícies. Um vaso com flores também é a super indicado para perfumar a casa.

Curta o ambiente externo
A tendência no verão é ficar mais tempo ao ar livre. Mesmo o horário de verão contribui para que passemos mais tempo do lado de fora. Redes, espreguiçadeiras e almofadas tornam-se irresistíveis depois das refeições. Se houver condições, a instalação de fontes de água são ótimas para umidificar o ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *