Decoração Sustentável: Paletes

28 Setembro 2016
932 Views

Decorar dando um segundo uso a objetos usados é muito comum hoje em dia, os paletes, originalmente usados para movimentação de cargas, podem se transformar em uma infinidade de móveis e objetos de decoração. Além de ser uma opção barata, usar paletes que depois de alguns usos seriam descartados é muito ecológico.

Sofá

5

Os sofás de paletes são a sensação do momento, geralmente usado na decoração de exterior, que garante um ar rústico a sua varanda, pode também ser usado facilmente na sala de estar, alguns modelos seguem a linha dos estofados clássicos e possuem encosto e braços. A cor pode ser mantida a original ou pode ser também envernizado ou pintado com tinta para madeira.

Mesas de Centro

mesa-de-centro-de-pallet-rustica-palet-420411-mlb20537180140_012016-f

As mesinhas de centro feitas de paletes são outro item de sucesso, com a diversidade de acabamentos, há modelos para qualquer tipo de decoração. Rodinhas e tampo de vidro são acabamentos baratos que dão toda diferença.

Camas

cama-e-cabeceira-feitas-com-paletes-91

A cama de palete não é o projeto mais fácil de executar, mas é um dos mais charmosos. Pode-se criar todo o móvel de palete, tanto a estrutura inferior onde fica o colchão, quanto a cabeceira, ou usar ambos separados. Modelos coloridos são divertidos e uma ótima opção para o quarto dos mais jovens.

Prateleira

prateleira-em-madeira-de-palete-jardineira

Da cozinha ao escritório, prateleiras de paletes são muito versáteis. Devido a sua proposta inicial, o material suporta muito peso e podem suportar até coisas maiores como ferramentas ou jarros de planta.

 

Há uma lista enorme de coisas que se pode fazer com paletes e se você usar a imaginação e analisar suas necessidades essa lista fica maior ainda, mas é importante saber a procedência do palete, se ele foi utilizado para o transporte de produtos químicos, por exemplo, é melhor não fazer uso. E também tratar a madeira contra insetos e umidade antes de iniciar seu projeto faz com que ele tenha uma durabilidade maior e não empene.

Com essas dicas da ASAU você pode se inspirar para dar uma cara nova em algum cômodo ou pode até mesmo criar um móvel novo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *