Prática, funcional e estilosa: saiba como escolher a mesa de centro para sua sala

23 Novembro 2014
391 Views

As mesas de centro são peças-chave na decoração da sala, mas é preciso levar em conta alguns detalhes para escolher o modelo ideal

Os móveis de apoio podem não ser os protagonistas em um projeto de design de interiores, mas são eles que garantem a funcionalidade dos ambientes. A mesa de centro é um desses exemplos versáteis que, além de complementar a decoração, ainda ajuda a delimitar o espaço. Na hora de receber convidados em sua casa, o móvel garante conforto e praticidade.

Ela pode estar presente nos livings, home ou sala de estar, e deve seguir o mesmo estilo de decoração dos outros móveis que dividem o mesmo espaço. A escolha dos materiais, como madeira, vidro, espelho, inox e acrílico é que vai dar identidade à peça, mas para definir o modelo de mesa de centro ideal, é preciso levar em conta alguns aspectos do ambiente.

Uma mesa de centro para cada tamanho de sala

As mesas de centro são bastante versáteis, desde que não atrapalhem a circulação. Para evitar que o móvel ocupe mais espaço do que o ideal e facilitar sua utilização, é importante levar em conta o tamanho da sala antes de escolher o modelo. Por isso, a mesa de centro deve respeitar um espaço mínimo de 30 cm a 40 cm entre os outros móveis.

A metragem e disposição dos ambientes também influenciam no formato da mesa de centro. As salas mais compridas e estreitas, pedem peças retangulares ou ovais para manter a proporção.

Escolha a altura da mesa com cuidado

Em relação à altura, a tendência na decoração são as mesas de centro mais baixas, quase rentes ao chão, mas isso não é uma regra. A escolha do modelo deve seguir o gosto pessoal do morador, lembrando que, para manter a proporção, as mesas de centro não devem ultrapassar a altura dos assentos de sofás e poltronas.

A decoração das mesas de centro compõe o ambiente

Apesar de ser um móvel auxiliar, a mesa de centro pode ganhar destaque quando bem decorada. Para escolher as peças, leve em conta a altura da mesa. Objetos muito compridos não são indicados para ficarem sobre o móvel, e é preciso ficar atento à proporção da composição. Cristais de Murano com arranjos baixos, caixas e livros decorativos são as peças mais usadas para compor as mesas de centro.

Analise bem a sua sala e leve em conta estas dicas para que a sua mesa de centro se encaixe ao ambiente garantindo funcionalidade e beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *