Quais cores usar em um ambiente?

12 Agosto 2016
666 Views

Para ajudar na escolha, a ASAU separou algumas dicas para te ajudar a escolher a cor certa de acordo com as sensações, efeitos visuais e as tonalidades indicadas para cada ambiente.

 

A influência das cores nos ambientes depende do impacto psicológico que as mesmas tem sobre cada um de nós, e esse impacto é subjetivo. Fatores que fazem diferença é se a cor for de uma tonalidade mais viva ou mais suave ou se está presente em destaque, como em paredes, ou em pequenos detalhes, como em objetos.

 

Branco

Sempre associado a paz, limpeza, calma e coisas positivas.  Tem a capacidade de ampliar espaços e pode ser facilmente usado em áreas externas e internas. Se desejar que a cor não tenha aparência muito fria, opte pelos tons de off-white.

Vermelho

Romance, poder, força e fortuna são associadas a essa cor. Em áreas internas o vermelho tem o poder de tornar um ambiente aconchegante, caloroso e convidativo. Para áreas maiores, faz com que imagens pareçam maiores e superfícies mais próximas. Pode ser usado em um cômodo frio para torna-lo mais estimulante.

Laranja

Transmite calor e energia. Uma cor ligada a comunicação, criatividade e movimento. Usada com sucesso em escritórios, sala de estudos, sala de estar e quartos dos mais jovens. Também desperta o apetite e pode ser usada em cozinhas e salas de jantar.

Amarelo

É uma cor energizante e estimulante. Seus tons mais suaves podem ser usados em salas de estar e áreas de convivência social, porque criam um ambiente confortável e aconchgante. Tons mais esverdeados podem ser usadas em espaços comercias ou áreas ligadas a saúde por parecerem mais frescas. As tonalidades mais vivas são indicadas para objetos e detalhes para agregar mais charme ao ambiente.

Verde

Equilíbrio, bem estar pureza e saúde são sensações associadas ao verde. Por ser uma cor relaxante e reconfortante, o verde é indicado para quartos, banheiros e salas de estar e por inspirar concentração também é indicado a salas de aula e de reunião.

Azul

Associada ao poder de calma e relaxamento. A preferida tanto para áreas internas quanto para externas. Tonalidade ideal para ambientes pequenos, porque, assim como o branco, transmite a sensação de amplitude. É frequentemente encontrado em dormitórios, salas de estar e banheiros, pois é uma cor tranquilizante. Também tem a capacidade de aumentar a produtividade, por isso também é ideial o uso em fábricas, escritórios e salas de estudo.

Violeta

A cor da espiritualidade e da sofisticação. Simboliza o poder, nobreza e luxo. É uma tonalidade que vai bem em ambientes internos e externos. Em seus tons mais escuros criam espaços mais luxuosos, nos mais claros dão romantismo e delicadeza.

Preto

Atualmente é sinônimo de riqueza, poder e sofisticação. É uma cor que contrasta com as demais e confere mais brilho, especialmente para tons de vermelho, azul, verde e branco. Pode tornar um espaço mais intimo e aconchegante, mas deve ser usada com cuidado para não carregar o ambiente.

 

Mas vale ressaltar que a escolha da cor deve depender ainda mais do seu gosto pessoal e das outras cores que vão estar presentes da decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *