Tendência: Estilo Provençal

16 Setembro 2016
887 Views

captura-de-tela-2012-05-31-c3a0s-22-50-01

Tendo origem na cidade interiorana de Provença, da região sul da França, conhecida pela sua produção de lavanda que originam campos roxos pela paisagem, o estilo provençal teve seu início nos séculos XVI e XVII, a cobiça dos camponeses pela arquitetura dos palácios franceses os fizeram a criar seus próprios móveis inspirados nos da nobreza francesa. Era aplicada nos seus móveis antigos uma pátina que após um tempo começava a descascar. Anos mais tarde, as réplicas criadas pelos camponeses deram origem á decoração provençal conhecida hoje em dia.

O estilo tem como característica, além do uso de móveis antigos, tons pálidos, curvas acentuadas e um aspecto rústico que confere contraste e personalidade ao ambiente. O grande charme desse tipo da decoração provençal é a possibilidade de adaptar o que já se tem e reformar o antigo. Um móvel antigo de família servirá perfeitamente, e na falta dele, é possível encontrar peças desse estilo em antiquários ou brechós.

Pode ser adaptada para qualquer ambiente da casa com muita facilidade. Na sala sofás de modelos antigos, cadeira de feltros, lustres e estampas florais são boas opções.

Já nos quartos o estilo pode ser bem mais evidente e muito fácil de ser aplicado usando almofadas e travesseiros volumosos e móveis de madeira rústica, cômodas e penteadeiras antigas são encontradas com muita facilidade. E é também um ótimo ambiente para aplicar um belo papel de parece, já que na decoração provençal as paredes devem ter tons e estampas.

É possível adaptar banheiros, sala de jantar e cozinhas também, porém são ambientes que necessitam de mais funcionalidade, e isso deve ser levado em conta para o uso desse tipo de decoração. Uma mesa de jantar de madeira nobre e envelhecida é uma boa opção, assim como uma banheira de louça branca, porém são itens que podem não sair baratos, uma opção é investir em objetos de decoração nesse estilo como quadros com molduras com pátina ou jarros com acabamento envelhecido.

A decoração provençal pode ser obtida com pouco investimento sem perder seu charme, sem muito esforço pode dar personalidade a sua casa. É fácil de adaptar ao seu gosto e também ao seu bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *